portaria remota quais são os tipos de links de comunicação utilizados

Tipos de Links de Comunicação na Portaria Remota

Para garantir o perfeito funcionamento da portaria remota é preciso contar com links de comunicação modernos e rápidos, além de prever possíveis falhas, como falta de energia ou de internet. Saiba mais sobre assunto no artigo que preparamos para você.

A portaria remota é a solução para reduzir gastos relacionados às folhas de pagamento, que representam boa parte do valor custeado pelos moradores de condomínios. Além disso, a portaria eletrônica garante muito mais segurança e é fácil entender o porquê.

Em modelos tradicionais de portaria, ou seja, com funcionários que atuam presencialmente, a guarita fica muitas vezes abandonada por diferentes razões, como quando o porteiro se ausenta para ajudar um morador ou vai ao banheiro.

Outro dado assustador está relacionado ao período noturno, pois já foi comprovado que muitos colaboradores terminam por dormir em serviço e com isso comprometem a segurança do condomínio e o deixam vulnerável.

Assim, a portaria inteligente (ou remota) traz soluções inovadoras para pôr fim a estes problemas e falhas, uma vez que, ao invés de um único colaborador, a entrada e saída de moradores, visitantes e entrega de produtos é monitorada por uma equipe de profissionais.

Estes profissionais ficam alocados não no condomínio, mas numa central e atuam 24 horas por dia, sete dias por semana para garantir a segurança do edifício, dos condôminos e de seus bens, como os veículos estacionados na garagem.

Porém, muitas pessoas têm dúvidas sobre os links de comunicação utilizados para conectar o condomínio e a central, além dos planos de ação em situações emergenciais, como em quedas de energia ou falta de internet.

Afinal, essas situações podem colocar a segurança dos moradores em risco e comprometer a disponibilização dos serviços da portaria inteligente? Para sanar essas e outras questões, continue lendo o artigo que preparamos especialmente sobre esse assunto.

A internet e suas novas possibilidades

Para compreender a eficácia da portaria remota é preciso ter em mente que com o avanço da internet, dos servidores e do constante aumento da velocidade na transmissão de dados muitos serviços e atividades antes consideradas impossíveis já são uma realidade.

Assim, por meio da internet é possível controlar máquinas à distância, conectar pessoas, armazenar e transmitir dados em tempo real de qualquer ponto para qualquer ponto do planeta e o futuro da internet ainda reserva muito outros avanços para a humanidade.

Veículos autônomos e cirurgias à distância serão possíveis num futuro não muito distante, graças à união da informática e da robótica e o avanço e complexidade de redes de internet, como a tecnologia 5G, que atualmente é alvo de disputas entre a China e os Estados Unidos.

A portaria remota, portanto, nada mais é do que um dos resultados e uma das possibilidades viáveis graças ao desenvolvimento dos sistemas de comunicação. Logo, é uma tecnologia que deve ser aproveitada para o benefício de todos.

Portaria remota com links mais eficientes de comunicação

A pergunta que não quer calar é: mas e se a internet falhar, como ficam os serviços da portaria remota? Uma questão, aliás, muito coerente, porém previsível e que já foi solucionada.

Para evitar transtornos ou falhas, a portaria inteligente (e esse nome não é por acaso) conta com diferentes links de comunicação, pois caso um deles falhe, há outros que impedem que o sistema deixe de funcionar corretamente.

Conheça-os mais perto:

  • Internet banda larga: 2 links

Para evitar possíveis falhas das operadoras de internet, cada edifício conta com dois links de banda larga provenientes de operadoras diferentes, assim, caso uma falhe, a outra é automaticamente acionada;

  • Link ponto a ponto

Outra tecnologia empregada é a conhecida como link ponto a ponto, que permite que uma grande quantidade de dados possa trafegar entre o condomínio e a central de controle da portaria inteligente numa rede privada, uma intranet.

O acesso é realizado através de uma rede de fibra óptica, unidades interligadas, conexão totalmente segura e de baixa latência, o que permite o tráfego de vídeo, streaming, áudio e dados em grande escala, tudo por meio de uma rede privada (VPN ou Virtual Private Network);

  • Geradores e nobreaks

Em caso de queda de energia, o sistema conta com geradores e nobreaks capazes de garantir o funcionamento de todo sistema por até 4 horas: abertura e fechamento de portões, cancelas e catracas, funcionamento de interfones, câmeras, alarmes, botões de pânico, leitores, etc.

Por fim, caso a falta de energia persista por mais de 4 horas, um porteiro é enviado ao local para realizar os serviços até que a situação se normalize, logo, o condomínio e seus moradores nunca ficam sem assistência;

  • Falhas técnicas

Se o uso dos softwares e da ligação por internet não é mais um problema, você pode estar se perguntando quanto a falhas no funcionamento dos equipamentos físicos e de controle de acesso, porém não é preciso se preocupar caso você conte com uma boa prestadora de serviço.

A Folk Portaria Remota oferece assistência técnica a qualquer momento, além disso, possíveis falhas são evitadas com a manutenção periódica dos equipamentos que, aliás, já é prevista em contrato.

Os problemas dos links normais para a portaria remota

Usar um link normal, ou seja, que depende de uma única ligação, como apenas internet ou intranet, é um grande erro, pois em casos de falha, o condomínio ficará desassistido e vulnerável.

Por isso, o mais indicado é combinar diferentes links, como os já demonstrados, para garantir a total funcionalidade do sistema independente de qualquer intercorrência e assim oferecer um serviço mais moderno e eficiente.

Portaria remota – Mais segurança e facilidades

Como ficou claro, não há o temer quanto aos níveis de segurança da portaria inteligente, afinal, mesmo os problemas mais complexos já foram previstos e sanados de antemão.

Por isso, moradores e síndicos podem ficar despreocupados, afinal, além do sistema implementado no edifício, eles contam com o aplicativo exclusivo da Folk Portaria Remota, que permite:

  • Acionar portões e cancelas;
  • Visualizar câmeras;
  • Reservar espaços de uso comum, como churrasqueira e salão de festas;
  • Enviar mensagens;
  • Receber alertas de portas deixadas abertas;
  • Verificar relatórios de acessos e muito mais.

Tudo com muita praticidade e literalmente na palma da mão, o que significa mais autonomia do edifício e controle para os condôminos e síndicos.

Especialista em portaria inteligente

Destaque pela excelência dos serviços prestados, a Folk Portaria Remota é a empresa mais atuante em Curitiba e destaque por seu excelente atendimento e assistência prestada a moradores e administradores de condomínios.

Sua equipe é especializada, treinada e está sempre disponível para sanar dúvidas e oferecer as melhores soluções para o seu condomínio, afinal, o sistema é automatizado, porém, por trás das máquinas, há pessoas reais monitorando e salvaguardando os moradores.

Por isso, a Folk Portaria Remota é a mais indicada para implantação do sistema de portaria inteligente e conta com equipamentos modernos e diferenciados que são facilmente adequados aos mais variados estilos de condomínios horizontais e verticais.

Compartilhe:

Deixe um comentário: