como a portaria remota ajuda no controle de estacionamento na garagem

Uso Indevido das Vagas de Garagem e Portaria Remota

O uso indevido de vagas de estacionamento é a causa de muita dor de cabeça e já rendeu até processos judiciais. Quer saber como resolver esse problema e evitar confusões e surpresas desagradáveis (como encontrar um carro estranho na sua vaga)? Então leia nosso artigo!

Imagine a seguinte situação: ao chegar cansado (a) de uma viagem tarde da noite, você entra na garagem do condomínio com seu carro e enquanto está dirigindo em direção à sua vaga de estacionamento percebe que há outro carro parado nela.

Por mais desgastante que esse problema possa parecer, é mais comum do que podemos imaginar e, não por acaso, as vagas de estacionamento e seu uso indevido são uma das principais causas de discussões e desentendimentos para síndicos e moradores de condomínios.

estacionando com maestria na garagem do condomínio

Se você já passou por isso ou conhece alguém que enfrentou este problema, sabe  como pode ser desgastante. Por isso, é preciso pensar em possíveis soluções para evitar que ele ocorra, e em alguns casos, punir os responsáveis em caso de recorrência.

Como solucionar o problema?

Cada edifício conta com seu próprio regimento interno, que deve estar disponível aos moradores e ser do conhecimento de todos. Ademais, é indispensável que ele também disponha das regras para uso da vaga de estacionamento dedicada a cada condômino.

E isso não é por acaso. Ocorre que a legislação brasileira dispõe de poucas leis e artigos voltados aos condomínios, que são entendidos como um ‘microcosmo’, ou seja, tem autonomia para elaborar suas próprias regras.

Assim, a legislação aborda questões mais gerais, como a restrição para fazer reformas que possam colocar a estrutura do prédio em risco, ao derrubar paredes e afetar colunas, por exemplo, mas não aspectos pontuais, como o uso das vagas de garagem.

Portanto, no que se refere às vagas, é importante que o regimento interno do condomínio seja claro e objetivo e aborde questões como:

  • O número de vagas disponíveis para cada morador;
  • Tamanhos ou tipos de veículos compatíveis com as vagas (em prédios mais antigos, é comum que a vaga de estacionamento não seja compatível com modelos grandes de carros, como os SUV);
  • Possíveis penalidades para quem estacionar indevidamente, como multas, taxas, utilização de trava-rodas, etc.;
  • A quem recorrer quando houver uso indevido das vagas, tais como o síndico ou zelador;
  • Formas de sanar a escassez de vagas caso o condomínio não as tenha em quantidade suficiente para suprir as necessidades dos condôminos e todos tenham direito a elas.

O último item citado é comum em edifícios mais antigos, que não possuem vagas suficientes para todos os moradores. Nesse caso, é preciso pensar em soluções alternativas, como criar convênios com estacionamentos próximos ou elaborar um sistema de rodízio.

Outras formas de preservar sua vaga de estacionamento

Você pode estar pensando “ok, o regimento interno é uma boa, mas não passa de um pedaço de papel que pode ou não ser respeitado. Como fazer para realmente preservar minha vaga de estacionamento?”.

como a portaria remota pode evitar o uso indevido de vaga na garagem de condomínio

Hoje, já é possível encontrar excelentes sistemas para pôr fim ao transtorno que é encontrar sua vaga ocupada por outra pessoa, por isso, vale a pena conhece-los e aplica-los no seu condomínio:

  • Câmeras de estacionamento

As câmeras não são apenas dispositivos usados para vigilância, mas também auxiliam no controle e organização das garagens de edifícios. Por meio delas, é possível identificar mais rapidamente quem estacionou indevidamente e quando isso foi feito.

Dessa forma, é possível aplicar as multas e punições previstas no regimento, afinal, as imagens gravadas são provas que justificam as punições.

Além disso, os profissionais que prestam o serviço de portaria em condomínio podem contatar imediatamente o morador para que ele retire o veículo estacionado indevidamente e, assim, evite problemas maiores;

  • Antena veicular

Muitas vezes o uso indevido da vaga de estacionamento não é praticado pelos moradores, mas por visitantes e estranhos que acessam o edifício e estacionam na garagem. Essa situação, além de perigosa, é difícil de solucionar, afinal como punir ou multar um não-morador?

Uma ótima solução é instalar antenas veiculares ou leitores de placas. Assim, apenas veículos cadastrados pela administradora junto à empresa de portaria para condomínio terão acesso à garagem e poderão estacionar: é mais segurança e organização para todos;

  • Softwares de validação de vagas

Ideal para ser usado em condomínios que não possuem vagas numeradas, ou seja, especificadas para cada apartamento, os softwares são capazes de validar as vagas disponíveis e apontar quais estão livres, o que evita esperas, longas voltas pela garagem e estresse.

Portaria Remota: tecnologia a serviço de todos

Como ficou claro, a tecnologia é uma aliada e deve ser aplicada para trazer soluções que evitam dores de cabeça e estresse aos moradores, síndicos e zeladores, por isso, vale a pena incorporá-las o quanto antes ao condomínio.

O mais indicado é optar por pelo menos dois dispositivos diferentes para ter melhores resultados, como softwares e câmeras ou antenas do tipo via fácil e softwares, além, é claro, de abordar sobre este tema no regimento interno de forma objetiva e direta.

A automatização dos estacionamentos já é uma realidade em grandes centros comerciais, os quais recebem enormes quantidades de veículos todos os dias, como shoppings e hipermercados, que contam com cancelas, sensores e autoatendimento.

Nos condomínios o processo é mais simples, uma vez que o número de usuários é previsto e apenas requer controle. Porém, se por um lado ele é mais simples, por outro deve ser altamente eficiente, pois a falta de controle pode pôr a vida e os bens dos moradores em risco.

Ademais, se engana quem imagina que prédios que contam com o serviço de portaria remota são mais vulneráveis, ao contrário, como eles possuem toda uma equipe que controla a entrada e saída de pessoas e veículos, e não apenas um porteiro, o que proporciona muito mais segurança.

Portaria Remota oferece serviços eficientes e sob medida para cada condomínio

Na Folk Portaria Remota é possível obter o serviço de portaria inteligente com contratos vantajosos ao condomínio e contar com tecnologia de ponta para usufruir mais organização, segurança e manter sua vaga de garagem à sua disposição, sem surpresas desagradáveis.

Além de instalar sistemas de câmera, antenas veiculares do tipo via fácil ou de leitura de placas e contar com softwares inteligentes e modernos, na Folk Portaria Remota todo o condomínio é monitorado 24 horas por uma equipe de profissionais.

Os moradores ainda têm acesso às câmeras de segurança, relatórios de entrada e saída de pessoas e veículos e acionam portas e portões por meio do aplicativo desenvolvido pela Folk Portaria Remota, muito mais tecnologia, segurança e informação na palma da mão.

E o melhor: a portaria remota é muito mais econômica do que a portaria convencional, podendo reduzir a taxa condominial em até 50%!

portaria remota economia

Portaria Remota: economia de até R$ 100 mil ao ano para o condomínio!

 

SAIBA MAIS SOBRE PORTARIA REMOTA

Comments are closed.