portaria remota traz mais segurança para o condomínio

Quais as novidades que a portaria remota traz para a segurança do condomínio

Atualmente existem ferramentas tecnológicas que aumentam a percepção de segurança do condomínio por moradores e elevam o padrão de segurança de forma significativa. Por mais improvável que possa parecer, essas ferramentas possibilitam diminuir significativamente os custos administrativos do condomínio.

Este é o caso da portaria virtual, também chamadas de portarias externas ou ainda portarias remotas: muito mais segurança e economia para o condomínio

Portaria remota: uma quebra de paradigma em busca da excelência de gestão

Essas portarias remotas representam um dos grandes avanços na gestão em condomínios de que se tem notícia nas últimas décadas, e só possível graças a um sofisticado e robusto sistema que alia tecnologia de ponta em identificação pessoal e comunicação remota a um modelo de gestão de recursos humanos da mais alta confiabilidade.

Justamente por se tratar de uma quebra de paradigma na administração de condomínios, a implementação da portaria remota ainda é vista com certa desconfiança por muitos administradores de condomínio, acostumados ao status quo.

Contudo, tendo em vista os benefícios que este tipo de serviço oferece, entre eles há uma gritante redução de custos operacionais, sair da zona de conforto em busca de uma solução arrojada e altamente benéfica.

Esse tipo de atitude tende sempre a melhorar a segurança do condomínio, parecendo encaixar-se perfeitamente com o tipo de solução que os síndicos buscam oferecer para o condomínio.

Eis um exemplo de como, verdadeiramente, iniciar um novo ciclo na administração de condomínios, com menos problemas e maior conforto. Neste caso, por simplesmente abraçar a modernidade.

Como funciona a portaria remota

Como o próprio nome sugere, a portaria remota consiste na eliminação da necessidade de presença física de um profissional na portaria de um condomínio. Todavia, trata-se mais do que mera substituição de funcionários fisicamente alocados num condomínio.

É possível afirmar que o serviço de portaria remota abrange todo um conceito de informatização, autonomia e, principalmente, de segurança, obviamente, desde que seja realizado pelas melhores empresas do ramo. Abaixo, algumas das principais características da portaria remota:

  • Implementação de tecnologia de ponta em comunicação, controle de acesso e segurança de dados;
  • Instalação de câmeras e cercas eletrificadas de acordo com estudo do local;
  • Coleta rápida, cômoda e segura de dados dos moradores;
  • Redundância em todos os sistemas e redes;
  • Operacionalidade conduzida por profissionais especializados;
  • Suporte técnico com atendimento personalizado 24 horas, 365 dias por ano.

Na prática, os visitantes e prestadores de serviço são liberados para adentrarem o condomínio mediante autorização do morador visitado, como ocorre em qualquer situação a que estamos acostumados.

A diferença é que toda a intermediação dessas ligações é feita por um profissional que opera fora do condomínio, na central de informações da empresa contratada.

Já para moradores, o benefício imediato da instalação da portaria remota é o ganho de autonomia e aumento da sensação de segurança, graças à instalação de um sistema de leitura biométrica para controle de acesso.

Adicionalmente, é instalada uma cerca elétrica no perímetro do condomínio, assim como uma série de dispositivos de segurança, sistema de pânico silencioso e alarmes sonoros de emergência.

Controlados remotamente pela central de informações da empresa contratada, mas também acessíveis para todos os moradores, esses dispositivos contribuem na construção de um ambiente com alta percepção de proteção.

Confiabilidade é fundamental para a segurança do condomínio

Como sabemos, para a melhor segurança do condomínio, não basta ter informações sobre o acesso de pessoas e fluxo de moradores. É preciso, fundamentalmente, que essas informações sejam confiáveis. Isso significa que os dados coletados pelo sistema de portaria remota são:

  • Auditáveis e periciáveis a qualquer momento;
  • Acessíveis ao síndico e moradores;
  • Armazenados conforme os principais protocolos de segurança de informação;
  • Incorruptíveis por ação humana;

Tudo isso, sem mencionar que sustentam com credibilidade relatórios e análises de segurança, elevando a segurança do condomínio a um novo patamar de confiabilidade.

Para tal, todo o fluxo de pessoas, tanto na portaria de pedestres, quanto na entrada e saída de veículos é registrada visualmente, como os áudios das conversas entre o operador da central com moradores e visitantes.

Com o intuito de obter esse nível detalhado de informações, é instalado um sistema de monitoramento audiovisual contínuo, com imagens transmitidas em tempo real para a central de controle e armazenadas em nuvem, o que facilita seu acesso também para moradores, caso desejem.

Em tempo: toda a tecnologia de controle e acesso implementada numa portaria remota é baseada em princípios de redundância de dados, e de energia, fatores que proporcionam uma confiabilidade de informações inatingível pela exclusiva atuação humana.

Otimização de recursos na administração de condomínios

Independentemente do porte de um condomínio, que pode abrigar dezenas de blocos ou apenas um edifício, a otimização de recursos é vista como uma meta constante para seus administradores. Nesse sentido, há também que se frisar que essa busca pelo melhor desempenho financeiro independe de seu padrão social.

De forma geral, estima-se uma redução de aproximadamente 50% dos gastos administrativos de um condomínio já no primeiro ano de instalação de uma portaria remota, em grande parte graças aos seguintes fatores:

  • Desobrigação de custos inerentes a vínculos e encargos empregatícios;
  • Eliminação de custos indiretos relacionados a falhas e a retrabalhos, envolvendo serviços de controle de portaria;

Naturalmente, essa redução de custos varia conforme as especificidades de cada instalação, e pode ser, inclusive, maior do que essa estimativa inicial.

Desse modo, é fundamental escolher a melhor empresa do ramo para o desenvolvimento e implementação de um sistema de portaria remota sob medida, em perfeita sintonia com as necessidades, anseios e particularidades inerentes a cada condomínio.

Assim, por esses e outros motivos, a Folk Portaria Remota é a líder e pioneira no pujante segmento de portarias virtuais, sendo uma referência na área, graças à introdução no mercado nacional de tecnologias de ponta em comunicação.

Somadas a isso, há também contribuições gerenciais e estratégicas para a criação de um conceito único em segurança para condomínios, o qual tende a crescer e se expandir ainda mais em 2020.

Saiba mais sobre a portaria remota

Para mais informações, entre em contato com a Folk Portaria Remota pelo telefone: 0800 020 8717

Conheça mais sobre a portaria remota lendo os conteúdos que preparamos em nosso blog:

A Folk Portaria Remota atende nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, atuando nas principais cidades como Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis, Criciúma, Ponta Grossa, Colombo, Londrina, Maringá, Guarapuava. Campinas, São Bernardo do Campo, São José dos Pinhais, Guarulhos, Santo André, Osasco, Ribeirão Preto, entre outras.

Comments are closed.