controle para portaria autônoma

A portaria é uma parte importante dos condomínios, afinal é como os visitantes e prestadores de serviço serão recebidos.

Você sabia que existem outros modelos de portaria do que o tradicional que você está acostumado?

A solução para o seu condomínio pode estar nos sistemas inovadores de portaria para condomínios, você apenas não conhece ainda.

Como por exemplo, a portaria autônoma. Um modelo que reduz os gastos do seu condomínio e ainda facilita o dia a dia dos moradores.

Quer entender o que é, como funciona e quais as vantagens de optar por esse sistema? Continue a leitura, preparamos esse artigo para tirar suas dúvidas e explicar por que esse conceito veio para ficar!

interfone para portaria autônoma

O que é portaria autônoma?

A chamada portaria autônoma trata-se de um sistema em que os próprios moradores do condomínio realizam os atendimentos de visitantes, sem que seja necessário um porteiro na entrada.

É um modelo diferente da portaria remota, por exemplo, onde há uma central realizando comandos por trás.

Esse tipo de portaria, tem como objetivo facilitar a vida dos moradores, dando-os mais autonomia, com isso também reduzindo os custos de porteiro. Para isso, a tecnologia entra em ação.

Trata-se de um modelo econômico já que os custos acabam se resumindo apenas a instalação da tecnologia oferecida pelas empresas que trabalham com esse serviço.

Como funciona a portaria autônoma?

controle para portaria autônoma
Pessoa fazendo atendimento pelo aplicativo de celular

Muitas pessoas possuem dúvidas de como funciona o sistema de portaria autônoma. Por isso, vamos explicar a seguir como acontece o atendimento no condomínio nesse modelo.

Todo o processo de atendimento por parte dos moradores é feito a distância, por meio de um interfone que é instalado na entrada do prédio. Nesse interfone o processo acontece normalmente, o visitante seleciona o número do apartamento que deseja ir.

Para atender esse visitante, os moradores possuem instalados em seu celular um aplicativo da empresa responsável pela portaria autônoma, no qual podem ver pela câmera instalada também na entrada do prédio ou por interfones com visor, quem está solicitando acesso ao apartamento.

O que acontece caso o morador não esteja em casa?

Em situações onde o morador do apartamento não está em casa para atender o visitante ou prestador de serviço, ele tem a opção de se comunicar com essa pessoa por meio do aplicativo da empresa.

Assim, pode decidir se deseja liberar a entrada, autorizando uma chave virtual de acesso, ou apenas avisar que não está disponível no momento e pedir que volte outro dia.

Por que investir em portaria autônoma?

São vários os motivos que levam os condomínios a optarem pela portaria autônoma. Esse novo conceito de portaria tem ganhado espaço entre os gestores e os moradores.

O primeiro grande ponto que podemos citar é o baixo custo de implementação do sistema. Isso ocorre porque o investimento para instalar esse modelo nos prédios não é um valor alto, pois se trata de um sistema simples de tecnologia.

Outro ponto já que falamos em economia é que a portaria autônoma diminui os custos do condomínio, pois não é mais necessário gastar com porteiro e recepção. O que resulta na possibilidade de redução da taxa de condomínio aos moradores.

Sem falar é claro, da praticidade e agilidade que essa portaria concede aos moradores, até mesmo quando não estão em casa.

Quais as vantagens da portaria autônoma?

controle para portaria autônoma
Agora que você entendeu a importância desse serviço, vamos ressaltar quais são as principais vantagens desse modelo:

  • Autonomia aos moradores;
  • Mais facilidade aos gestores;
  • Baixo custo de implementação;

  • Mais tecnologia ao condomínio;
  • Economia na folha de pagamentos;
  • Agilidade e praticidade.

De fato, são vários os motivos que atraem os gestores a implementarem a portaria autônoma em seus condomínios.

Para qual tipo de condomínio a portaria autônoma é indicada?

Como se trata de um sistema que dá autonomia aos moradores, o mais indicado é que a portaria autônoma seja implementada em condomínios de menor porte, logo com menos unidades.

Isso não é regra, vai depender também da gestão de cada prédio, já que outros fatores devem ser analisados.

Por exemplo, é preciso ter certeza que todos os moradores estão dispostos a assumir esse comprometimento em prol da segurança de todos do condomínio.

Se a resposta for sim, então será uma ótima opção para facilitar e agilizar a rotina do prédio, com mais tecnologia e comodidade.

Quais as desvantagens da portaria autônoma?

Antes de escolher a portaria autônoma é preciso saber que assim como todo sistema, há algumas desvantagens. Por isso, cabe ao gestor do condomínio analisar se esse é o modelo ideal ou não de portaria para o seu prédio.

Como por exemplo o fato de que esse modelo não possui uma central de monitoramento profissional que faça o controle de acessos de visitantes.

Outra desvantagem é que como cada morador é responsável pelos atendimentos, pode causar uma certa insegurança por parte dos vizinhos de apartamento.

Por isso, é importante escolher uma empresa de portaria autônoma que tenha um suporte remoto, ou optar pela portaria híbrida.

Portaria autônoma x Portaria Remota

É comum que as pessoas confundam portaria autônoma com a portaria remota. Ambas têm como objetivo facilitar a rotina dos moradores com tecnologia, mas existem algumas diferenças importantes.

Central de monitoramento

Enquanto a portaria autônoma não possui uma central de monitoramento de acessos, esse é justamente um dos pontos fortes da portaria remota.

Isso porque, essa central permite aos moradores do condomínio mais segurança no controle de quem entra e quem sai do prédio.

Suporte de manutenção

Outra diferença entre os dois modelos é que a portaria remota fornece um suporte de manutenção em casos onde o interfone ou os portões apresentam alguma falha.

Esses problemas, na maioria das vezes, podem ser solucionados sem precisar contatar o síndico, por exemplo.

Alerta de coação

Um outro diferencial é que a portaria remota possui um sistema especial que visa garantir a segurança dos moradores do condomínio.

Se algum morador estiver sofrendo algum tipo de coação em seu apartamento, pode solicitar ajuda de um modo silencioso pelo sistema da portaria.

É possível perceber que para escolher o modelo de portaria ideal para o seu condomínio é preciso analisar as necessidades do seu prédio e garantir a satisfação de todos.

SAIBA MAIS SOBRE PORTARIA REMOTA

Compartilhe:

Deixe um comentário: