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O que a portaria remota muda na rotina dos moradores?

Uma das aplicações da tecnologia que mais vem chamando a atenção é a da portaria remota. Muitos condomínios optam por essa solução em busca de mais segurança e economia.  

 Mas antes de propor uma mudança efetiva, é preciso levar em conta alguns quesitos como aceitação, idade, intimidade com a tecnologia, apenas para exemplificar. Afinal, a novidade mexe com a rotina dos moradores e a adaptação será diferente para cada um. 

 Antes de avaliar o que muda no dia a dia dos condôminos, entenda como funciona o sistema de portaria inteligente e o que traz de novo em relação ao modelo tradicional de portaria de condomínio residencial.  

Como funciona a portaria remota 

A portaria remota substitui a portaria convencional, aquela com a presença de um porteiro dentro do condomínio. Todo o monitoramento é feito a distância por meio de câmeras de segurança que operam 24h por dia. 

Diretamente de uma central de atendimento, uma equipe especializada coordena todos os acessos de quem entra e quem sai, seja morador, visitante ou prestador de serviços. 

  • Morador: pode acessar o condomínio com o celular via QR Code, por impressão digital (biometria), por meio de um cartão de aproximação magnético (tag) ou com um controle de garagem anticlonagem (quando estiver de carro); 
  • Visitante ou prestador de serviços: depois de falar com a central de atendimento, deve-se aguardar a autorização do morador para entrar no prédio. O contato pode ser feito por interfone, pelo celular ou até mesmo por meio de um aplicativo. 

 Após a comunicação estabelecida com o morador, o acesso da visita ou do prestador de serviços é autorizado e o portão é aberto de forma totalmente remota. Com o monitoramento 24h, a gravação de áudios e vídeos também acontece sem pausas. 

 Para que esse tipo de portaria funcione, o Condomínio precisará investir em alguns equipamentos e serviços: 

  • Câmeras de segurança que transmitem imagem e som via internet; 
  • Boa conexão de internet para usar os dados em tempo real e agilizar o atendimento; 
  • Backup de imagens na nuvem; 
  • Sistema de identificação por biometria, cartões magnéticos (tags) e app; 
  • Abertura e fechamento de portões de forma remota; 
  • Geradores e nobreaks para garantir o bom funcionamento dos portões em caso de falta de energia; 
  • Cerca elétrica para cobrir todo o perímetro do condomínio; 
  • Sirenes e botão de pânico em caso de movimento suspeito ou qualquer outro problema.

O que muda na rotina dos moradores? 

 A inovação sempre traz mudanças e novas responsabilidades. Migrar de uma portaria tradicional para uma remota vai exigir o comprometimento dos moradores com a nova rotina do condomínio e os novos procedimentos de segurança.  

  • Acesso  

O morador passará a fazer parte do processo, devendo cumprir todos os procedimentos acordados. Um deles é ter sempre em mãos os dispositivos de controle de acesso (celular com app instalado ou tag). O acesso também poderá ser feito por biometria.  

  • Visitas 

O primeiro impacto será na forma de receber visitas, que passará a contar com a ajuda da tecnologia. Pediu uma pizza? Está esperando um prestador de serviços para alguma manutenção no seu apartamento? Vai receber a visita de um amigo ou de um parente? 

A entrada de todos os visitantes no condomínio será validada com os moradores através da central de atendimento. O acesso só será liberado depois disso.  

Se estiver planejando uma festa, vale preparar uma listinha dos convidados para facilitar o acesso e não precisar confirmar a chegada de cada pessoa o tempo todo. Deve-se deixar a portaria remota avisada com antecedência para evitar imprevistos.  

  • Relacionamento 

Para quem está acostumado com portaria tradicional e tem o hábito de sempre conversar com o porteiro, sentirá um pouco a diferença. Afinal, no novo modelo, não haverá apenas uma pessoa, mas tem uma equipe inteira à disposição. 

Só que todo o atendimento é feito de forma remota por um grupo de pessoas que atende outros condomínios também por meio de uma central de monitoramento.

  • Correspondência 

Se o condomínio tiver um zelador, cartas e encomendas serão recebidas por ele. Caso contrário, a responsabilidade será do próprio morador. Cada um fica responsável por sua caixinha de correspondências.  

  • Segurança 

Também caberá aos moradores não permitir a entrada de outros veículos ou pessoas durante seu acesso, sem identificação prévia, além de manter portas e portões sempre fechados. Pelo bem-estar de todos, a segurança passará a ser uma preocupação coletiva.  

  • Tecnologia 

Antes de implementar a portaria remota é fundamental que todos os moradores se familiarizem com o novo sistema. Certifique-se de que a vontade de adotar a tecnologia seja definida em conjunto em uma reunião com o síndico. 

Quando todos estiverem de acordo, vale promover treinamentos e palestras principalmente para os condôminos que estiverem menos ambientados com meios tecnológicos.  

  • Economia 

Quando se fala em portaria remota, fala-se também em redução de custos, menor impacto ambiental e menos burocracia com folhas de pagamento ou demais encargos trabalhistas. A estimativa é de uma economia de até 50%, o equivalente a R$100.000,00 em gastos anuais.  

Isso, sem mencionar a preocupação constante com eventuais atrasos, faltas ou greves, que por vezes afetam uma portaria comum e qualquer outro atendimento presencial.  

Portaria remota: mais segurança para a sua família 

Esta modalidade de portaria é a garantia de mais segurança para a sua família, já que conta com protocolos, procedimentos definidos e acessos registrados 24 horas por dia.  

E também traz mais comodidade, bem-estar e muito mais eficiência no dia a dia de todos os moradores, de quem visita o prédio ou ali presta serviços.  

O maior diferencial da portaria inteligente é a capacidade de se moldar às necessidades do seu condomínio. Com know-how na área e anos de mercado, a solução em segurança para condomínios da Folk Portaria Remota é totalmente customizável 

E ainda oferece suporte 24 horas sempre que precisar, manutenção global em todos os equipamentos (inclusa), atendimento personalizado, transmissão de imagens em tempo real, aplicativo e todos os relatórios de acesso sempre à mão por meio de um portal online. 

Para saber mais sobre a solução da Folk Portaria Remota e avaliar qual a melhor opção de portaria inteligente para o seu condomínio, entre em contato com a gente. 

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