Uma das aplicações da tecnologia que mais vem chamando a atenção é a da portaria remota. Muitos condomínios optam por essa solução em busca de mais segurança e economia.
Mas antes de propor uma mudança efetiva, é preciso levar em conta alguns quesitos como aceitação, idade, intimidade com a tecnologia, apenas para exemplificar. Afinal, a novidade mexe com a rotina dos moradores e a adaptação será diferente para cada um.
Antes de avaliar o que muda no dia a dia dos condôminos, entenda como funciona o sistema de portaria inteligente e o que traz de novo em relação ao modelo tradicional de portaria de condomínio residencial.
A portaria remota substitui a portaria convencional, aquela com a presença de um porteiro dentro do condomínio. Todo o monitoramento é feito a distância por meio de câmeras de segurança que operam 24h por dia.
Diretamente de uma central de atendimento, uma equipe especializada coordena todos os acessos de quem entra e quem sai, seja morador, visitante ou prestador de serviços.
Após a comunicação estabelecida com o morador, o acesso da visita ou do prestador de serviços é autorizado e o portão é aberto de forma totalmente remota. Com o monitoramento 24h, a gravação de áudios e vídeos também acontece sem pausas.
Para que esse tipo de portaria funcione, o Condomínio precisará investir em alguns equipamentos e serviços:
A inovação sempre traz mudanças e novas responsabilidades. Migrar de uma portaria tradicional para uma remota vai exigir o comprometimento dos moradores com a nova rotina do condomínio e os novos procedimentos de segurança.
O morador passará a fazer parte do processo, devendo cumprir todos os procedimentos acordados. Um deles é ter sempre em mãos os dispositivos de controle de acesso (celular com app instalado ou tag). O acesso também poderá ser feito por biometria.
O primeiro impacto será na forma de receber visitas, que passará a contar com a ajuda da tecnologia. Pediu uma pizza? Está esperando um prestador de serviços para alguma manutenção no seu apartamento? Vai receber a visita de um amigo ou de um parente?
A entrada de todos os visitantes no condomínio será validada com os moradores através da central de atendimento. O acesso só será liberado depois disso.
Se estiver planejando uma festa, vale preparar uma listinha dos convidados para facilitar o acesso e não precisar confirmar a chegada de cada pessoa o tempo todo. Deve-se deixar a portaria remota avisada com antecedência para evitar imprevistos.
Para quem está acostumado com a portaria tradicional e tem o hábito de sempre conversar com o porteiro, sentirá um pouco a diferença. Afinal, no novo modelo, não haverá apenas uma pessoa, mas tem uma equipe inteira à disposição.
Só que todo o atendimento é feito de forma remota por um grupo de pessoas que atende a outros condomínios também por meio de uma central de monitoramento.
Se o condomínio tiver um zelador, cartas e encomendas serão recebidas por ele. Caso contrário, a responsabilidade será do próprio morador. Cada um fica responsável por sua caixinha de correspondências.
Também caberá aos moradores não permitir a entrada de outros veículos ou pessoas durante seu acesso, sem identificação prévia, além de manter portas e portões sempre fechados. Pelo bem-estar de todos, a segurança passará a ser uma preocupação coletiva.
Antes de implementar a portaria remota é fundamental que todos os moradores se familiarizem com o novo sistema. Certifique-se de que a vontade de adotar a tecnologia seja definida em conjunto em uma reunião com o síndico.
Quando todos estiverem de acordo, vale promover treinamentos e palestras principalmente para os condôminos que estiverem menos ambientados com meios tecnológicos.
Quando se fala em portaria remota, fala-se também em redução de custos, menor impacto ambiental e menos burocracia com folhas de pagamento ou demais encargos trabalhistas. A estimativa é de uma economia de até 50%, o equivalente a R$100.000,00 em gastos anuais.
Isso, sem mencionar a preocupação constante com eventuais atrasos, faltas ou greves, que por vezes afetam uma portaria comum e qualquer outro atendimento presencial.
Esta modalidade de portaria é a garantia de mais segurança para a sua família, já que conta com protocolos, procedimentos definidos e acessos registrados 24 horas por dia.
E também traz mais comodidade, bem-estar e muito mais eficiência no dia a dia de todos os moradores, de quem visita o prédio ou ali presta serviços.
O maior diferencial da portaria inteligente é a capacidade de se moldar às necessidades do seu condomínio. Com know-how na área e anos de mercado, a solução em segurança para condomínios da Folk Portaria Remota é totalmente customizável.
E ainda oferece suporte 24 horas sempre que precisar, manutenção global em todos os equipamentos (inclusa), atendimento personalizado, transmissão de imagens em tempo real, aplicativo e todos os relatórios de acesso sempre à mão por meio de um portal online.
Para saber mais sobre a solução da Folk Portaria Remota e avaliar qual a melhor opção de portaria inteligente para o seu condomínio, entre em contato com a gente.
A Folk Portaria Remota é líder em soluções tecnológicas para condomínios.
Av. Sete de Setembro, 6665, Seminário, Curitiba – PR, CEP: 80240-001
CNPJ: 23.253.380/0001-71
Trabalhe conosco
Área comercial
Área técnica
Área operacional
Copyright © 2023 Folk Portaria Remota. Todos os direitos reservados | Folk Portaria Remota LTDA | CNPJ: 23.253.380/0001-71
Política de Privacidade | Termos de Uso