inadimplencia condominial como reduzir a inadimplência no condomínio

Inadimplência no condomínio: o que é, como reduzir condôminos inadimplentes

Um problema chamado inadimplência em condomínios faz parte do cotidiano da maioria de condomínios residenciais e comerciais. Os fatores que podem gerar essa inadimplência são diversos, mas estão, geralmente, relacionados a dificuldade financeira do responsável pelo pagamento.

É evidente que essa dificuldade dos condôminos inadimplentes pode estar ligada a fatores gerados pela própria administração, que podem introduzir mais despesas a serem rateadas.  Entre elas podemos citar: 

  • Manutenções emergenciais ocasionadas pela falta de manutenção preventiva.
  • Melhorias nas áreas de uso coletivo do condomínio.
  • Altos custos dos serviços terceirizados, principalmente no tocante a segurança do condomínio, que geram mais taxas, aumentando a inadimplência em condomínio.

Existem despesas que o condomínio não pode deixar de fazer, principalmente as ligadas a manutenções e segurança. Mas, isso não significa, que o sindico ou a administradora de condomínios possam procurar por alternativas economicamente viáveis que irão reduzir significativamente os inadimplentes no condomínio.

A primeira ação para resolver a inadimplência condominial é tornar o valor mensal o mais “enxuto” possível. Um exemplo é reduzir os custos com a portaria do condomínio sem abrir mão da segurança. Isso é possível com o Porteiro Eletrônico para Condomínio, um tipo de portaria virtual altamente tecnológica.

Ficou curioso para descobrir detalhes sobre esse assunto? Não se preocupe, pois preparamos esse artigo especialmente para você!

Dicas para reduzir a taxa de inadimplência do condomínio

Como reduzir a taxa de inadimplência do condomínio

Portaria virtual como solução para o problema de inadimplência de condomínio

Muitas pessoas decidem morar em condomínios fechados pensando em ter uma maior segurança. Principalmente com o aumento da violência, elas têm se preocupado com suas famílias e em ter portarias seguras e confiáveis.

Em diversas ocasiões, os síndicos de condomínios ficam às voltas com vários problemas técnicos. Por conta de altos custos para solucionar essas dificuldades internas, as taxas de condomínio terminam por subir. Por esse motivo, alguns moradores ficam em dívida com suas contas, aumentando assim a planilha de inadimplência condominial.

Uma das grandes preocupações é investir em segurança, mas também cortar gastos, reduzindo o valor do condomínio para os moradores. Uma das ideias, então, é apostar na portaria eletrônica para acabar de vez com a inadimplência em condomínios.

Muitos síndicos realizam a terceirização da portaria com a contratação de porteiros de forma presencial. Entretanto, isso aumenta os custos do condomínio e não traz muita segurança, já que também eles são passíveis de se tornarem vítimas da ação de bandidos.

Por isso, a tendência é apostar na inovação e no mundo virtual, por meio de porteiros que ficam 24 horas ativas, utilizando como ferramenta de monitoria a internet.

O melhor de tudo é que esse serviço pode ser contratado por uma pequena taxa aos moradores, reduzindo significativamente os custos e, consequentemente, os comunicados de inadimplência condominial. Além disso, os condôminos não terão mais de pagar as folhas de pagamento de funcionário, décimo terceiro, férias, sem contar a eliminação de problemas como faltas, contratação e dispensa de porteiros, entre outros.

Como o serviço de portaria virtual funciona

Esse tipo de serviço funciona da seguinte forma: um software é instalado para realizar o controle de entrada e saída dos moradores. Tudo será monitorado por câmeras e haverá agentes (porteiros especializados em portaria virtual) que não estarão no mesmo espaço físico, mas atentos em uma central de comando.

O reconhecimento do morador pode ser feito de algumas formas, como por exemplo:

  • Por meio de uma tag para desbloquear a sua entrada e saída;
  • Fazendo o cadastro biométrico, pela digital, o que impede fraudes ou acesso de pessoas indesejadas;
  • Usando senhas para o desbloqueio das portas;
  • Utilizando equipamento de reconhecimento facial;

É possível ainda que os moradores tenham acesso ao condomínio efetuando a ativação via Bluetooth e também pela leitura da placa dos veículos que entram e saem;

Tal leitura de acesso pode ser feita também pelo celular, valendo-se de um QR Code, que é um símbolo de reconhecimento e acesso.

O aplicativo que fica disponível para os moradores é um diferencial da portaria remota.

Em relação ao aplicativo, vale a pena ressaltar que pensando em tecnologia, a empresa Folk desenvolveu um software para moradores no qual consegue-se visualizar os relatórios de acessos, enviar mensagens, acompanhar as câmeras de monitoramento, fazer reservas para o salão de festas e churrasqueira, e muitas outras atividades. Isso facilita o cotidiano do morador, trazendo mais comodidade.

E se a pessoa não for moradora?

Se outra pessoa quiser adentrar ao condomínio, ela aciona um botão para conversar com um porteiro virtual que, por sua vez, entrará em contato com o morador solicitado. Somente após sua autorização, as portas são desbloqueadas. Nesse sistema, a identificação do visitante é feita com documentos.

Todo o sistema é interligado para oferecer maior segurança aos condôminos, de modo a evitar a entrada de estranhos. Com isso, consegue-se aumentar a proteção por um custo ainda menor e com maior reconhecimento do síndico, principalmente quando ele investe em ações como esta.

Por que investir em uma portaria virtual?

Você deve estar se perguntando, sobre o motivo para investir em uma portaria virtual e como ela pode ajudar a reduzir a inadimplência de condomínio. Além de aumentar a segurança e proporcionar a redução de custos, como já dissemos anteriormente, existem vários outros benefícios em contratá-la para seu condomínio. Confira:

  • Câmeras de segurança ativas 24 horas por dia – o fato do equipamento ser moderno e captar o som do local é um diferencial a mais, principalmente por inibir a prática de atos ilícitos.
  • Monitoramento de portas e portões, assim como controle do seu fechamento;
  • Instalação de botões de pânico que são ativados de forma silenciosa;
  • Todas as funcionalidades do Aplicativo para moradores;

Diante desses benefícios, percebe-se que, por meio de uma portaria virtual, o síndico consegue reduzir não somente a inadimplência no condomínio, mas também proporciona vários benefícios aos condôminos.

Se a redução dos custos com o condomínio é uma meta, seria conveniente convocar uma assembleia de moradores para apresentar as vantagens de ser ter uma portaria virtual.

Empresa especialista no segmento de portaria eletrônica

Como mencionado, conhecer a empresa que disponibiliza o serviço de portaria virtual para condomínios é importante. Por isso, queremos apresentar a Folk.

Experiência, inovação e compromisso com a qualidade são palavras que destacam os serviços da Folk.  Ela é reconhecida como a maior empresa no segmento de portaria remota no sul do país, e tem ajudado diversos condomínios em Curitiba e outras cidades a reduzir a taxa de inadimplência condominial.

A expertise no segmento, o atendimento de qualidade, o domínio dos processos, o uso das mais modernas e recentes tecnologias, a qualificação de seus profissionais e a melhor relação custo e benefícios são responsáveis por garantir esse reconhecimento e ao mesmo tempo é a garantia que seu condomínio terá sempre o melhor em portaria remota.

Em suma, quando não souber o que fazer com a inadimplência em condomínios, comece reduzindo custos. A instalação de uma portaria remota no condomínio, pode reduzir a taxa condominial em até 50%. Quanto menor a taxa, menor a inadimplência.

Quer saber mais? Deseja uma avaliação? Entre em contato com o atendimento especializado da Folk.

SAIBA MAIS SOBRE PORTARIA REMOTA

Palavras-chave: inadimplência condomínio, inadimplentes condominio, inadimplência de condomínio, inadimplência condominial, condominio inadimplente pode participar de assembleia, inadimplência em condomínio, inadimplência de condominio, inadimplência condomínio consequências, inadimplência de condominio quem paga, rateio inadimplência condomínio quem paga, inadimplência de condominio nova lei, comunicado de inadimplência condominial, planilha de inadimplência condominial, taxa de inadimplência condominial, inadimplente em condominio pode usar piscina, condominio inadimplente novo cpc, inadimplência em condomínios o que fazer, inadimplência de condominio na pandemia, lei inadimplência condominial, condomínio inadimplente pode votar

Comments are closed.