quais são os 5cs do condomínio

Desvendando os 5Cs do condomínio

Você já ouviu falar nos 5cs do condomínio? Sabe o que são e qual a importância de tratar os problemas de convivência?

Viver em condomínio tem se tornado uma opção para muita gente por diversos fatores, porém o que mais é levado em conta é a questão da segurança.

No mundo em que vivemos, está cada vez mais complicado conseguir um imóvel em um local seguro, por isso muito optam por condomínios. Em um condomínio muitos problemas de convivência podem surgir, afinal, são diversas pessoas morando em um mesmo ambiente e isso pode causar divergências.

Os problemas mais comuns para quem vive em condomínio são conhecidos como os 5Cs e muitas vezes é difícil de resolver esses conflitos, seja para o condômino ou o síndico.

Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas para te ajudar no momento em que surgirem esses conflitos.

O que são os 5Cs do condomínio

Antes de conhecer as soluções é preciso entender os problemas, por isso é importante saber o que são os 5cs do condomínio e o que isso implica na convivência.

Especialistas da área estabelecem que os conflitos mais comuns começam com a letra “C” e por isso são chamados de 5Cs. São eles:

Cano

5 Cs do condomínio: Cano

Problemas de vazamentos são complicados e podem gerar dor de cabeça para administradores de condomínios, síndicos, condôminos e principalmente aos moradores.

Muitas vezes são falhas no encanamento que demoram a ser percebidas e se não resolvidas logo podem trazer grandes prejuízos.

A responsabilidade do problema é dividida de acordo com: se ocorre no encanamento geral do prédio, ou seja, nas áreas comuns, é o caso da administradora resolver, porém, quando o problema está no apartamento, o condômino é o responsável pelo conserto;

Cachorro

5 Cs do condomínio: Cachorro

Outra questão que pode gerar dores de cabeça é em relação aos cachorros, pois animais de estimação costumam gerar polêmicas e causar problemas de condomínio.

Das diversas reclamações sobre os cães, as principais são por causa do barulho dos latidos, da sujeira ou do medo de animais mais agressivos;

Criança

5 Cs do condomínio: Criança

Crianças gostam de brincar e acabam, muitas vezes, perdendo o controle e fazendo brincadeiras como apertar campainha de apartamentos, correr nas escadas, apertar todos os botões dos elevadores ou ficar com bicicletas e skates em áreas inadequadas.

Por causa dessas práticas, muitos pais ouvem reclamações de vizinhos que se incomodam com a bagunça e o barulho que as crianças causam e que, em muitos casos, podem até causar algum dano no patrimônio;

Carro

5 Cs do condomínio: Carro

Dentre os conflitos gerados pelos automóveis, a maioria ocorrem na garagem. Muitos moradores reclamam da falta de espaço nas vagas para estacionarem carros de maior porte ou as SUVs, que estão fazendo um grande sucesso no Brasil.

Outro problema também é a questão da falta de fiscalização, pois muitas vezes o morador chega para estacionar em sua vaga e há outro carro estacionado lá;

Calote

5 Cs do condomínio: Calote

Existe conflito em relação ao calote, pois a falta de acerto das contas por parte de um condômino pode impactar na vida dos demais condôminos, pois isso afeta o caixa do condomínio, prejudicando as finanças.

Isso acontece quando o condômino é inadimplente, ou seja, deixa de pagar a sua taxa condominial obrigatória após o vencimento do boleto.

Soluções

Diante dos fatos mencionados é preciso pensar em soluções para o condomínio não ter problemas maiores.

Para ajudar a acabar com esses conflitos gerados, separamos dicas para que a administradora, o síndico, o condômino e até mesmo o morador saibam quais as melhores maneiras de resolver esses problemas e ter um ambiente mais agradável e uma política da boa vizinhança. São elas:

  • No caso dos canos é preciso ficar atento aos prazos de manutenção preventiva, mas se precisar, fazer o reparo no encanamento o quanto antes. Lembrando de verificar de quem é a responsabilidade, se é caso da administradora resolver ou do próprio condômino;
  • Em relação aos cachorros, é importante que o síndico garanta que o regulamento interno seja detalhado, para não haver erros, e que os moradores cumpram à risca todos os requisitos.

Algumas regras importantes que devem ser detalhadas são: o uso do elevador, entrada e saída da garagem, a questão da focinheira para animais de grande porte e a circulação nas áreas comuns, ou seja, é preciso deixar claro o que pode e o que não pode.

Uma dica é instalar câmeras para verificar se os moradores estão cumprindo as regras, caso não estejam deverão receber uma penalidade;

  • Para lidar com conflitos em relação às crianças, a dica é instalar câmeras nas áreas comuns para o monitoramento e, também, comunicar os pais sobre ocorridos.

Além disso, é preciso organizar um espaço devido para que a criança possa brincar, como brinquedotecas ou salas de jogos.

Uma opção que muitos condomínios têm feito e tem dado certo, é a escolha de um síndico mirim, que ficará responsável pela fiscalização, isso irá gerar um senso de responsabilidade nas crianças;

  • Sobre a questão dos carros, o que pode ser feito é o condomínio contratar manobristas, ou terceirizar o estacionamento, e controlar e monitorar as vagas com a instalação de câmeras, que ajudam em casos de roubos ou furtos.

Além disso, é preciso oferecer boas vagas, principalmente para carros maiores, e condições que facilitem a pessoa a estacionar;

  • E por último, uma solução para o problema com o calote é protestar as contas que estão atrasadas. Com a atualização em 2016 do Código de Processo Civil, as regras relacionas a cobranças ficaram mais rígidas, o que facilitou para os síndicos e ajudou a reduzir a inadimplência.

Caso não dê para resolver os conflitos amigavelmente, o síndico tem autoridade para advertir o morador ou condômino ou, em situações mais complexas, aplicar até mesmo uma multa.

Com essas dicas, esperamos que os conflitos sejam apaziguados e haja uma boa convivência entre os moradores e o condomínio economize tempo e dinheiro com essas questões.

Não se pode esquecer que manter a calma é muito importante em momentos conflituosos e é a melhor solução, pois parar e refletir sobre o problema ajuda a ter boas ideias.

Folk Portaria Remota

Para quem se preocupou com os 5cs do condomínio, também deve pensar na segurança, principalmente na portaria do prédio.

Caso você queira, além de resolver esses conflitos, melhorar a segurança, o melhor é a portaria remota.

Essa tecnologia tem ajudado muitos condomínios, pois não precisam gastar com contratações de porteiros, já que o atendimento e a abertura de portões são feitos de maneira remota, ou seja, há uma central que monitora e é acionada para liberar ou não o acesso das pessoas.

O monitoramento é 24h e, além da economia, essa portaria garante um ambiente muito mais seguro.

Na Folk Portaria Remota você encontra essa tecnologia e profissionais qualificados e prontos para te atender.

Saiba mais sobre portaria remota

Preparamos diversas matérias para você conhecer mais sobre o serviço de portaria à distância. 
Clique no tema desejado para ler.

Comments are closed.