como-avaliar-empresas-de-portaria-remota

Como avaliar empresas de portaria remota

O objetivo deste artigo é dispor informações, dados e explicações importantes a síndicos e administradores de condomínio que necessitam saber mais sobre o serviço de portaria remota e seu funcionamento, bem como os critérios observados na escolha da empresa que o prestará.  

Ademais, por meio da leitura do guia será possível conhecer os diferentes serviços que envolvem a segurança e atuação da portaria a distância ou remota, bem como seus diferenciais, benefícios e relação custo benefício para o prédio e condômino 

Como funciona e o que é portaria remota? 

portaria remota também é conhecida como portaria virtual, externa ou inteligente e tem sido uma das soluções mais eficientes para condomínios que buscam por segurança, modernidade e redução de custos que influem no valor do condomínio, rateios e taxas 

Seu funcionamento é simples, ao invés de ter uma portaria física nos prédios, os porteiros realizam o controle de entrada e saída de pessoas, veículos e mercadorias de maneira remota, além disso, o sistema conta com aparelhos eletrônicos para auxiliar e viabilizar a realização dessa tarefa.  

Assim, ao chegar ao condomínio, o morador poderá acessar suas dependências através de dispositivos de identificação, como biometria, QR code e tag de aproximação, uma espécie de cartão ou chaveiro que ao ser aproximado do leitor é lido e capaz de identificar seu portador.  

portaria remota curitiba

A entrada e saída de veículos também podem ser efetivadas por meio de controles de garagem, aparelhos impossíveis de serem clonados e que ainda agilizam a abertura e fechamento dos portões, pois os moradores os acionam por si mesmos.  

Visitantes também devem ser identificados e registrados para acessar as dependências do condomínio, por isso, ao tocar o interfone, eles são atendidos por um porteiro que entrará em contato com o morador por interfone ou telefone para autorizar sua entrada.  

O mesmo vale para entrega de mercadorias, encomendas, deliveries de comida, motoboys, entre outros. Nesse caso, além da identificação realizada por esse sistema, é importante que o zelador do prédio acompanhe o processo de entrega.  

Em suma, a prestação do serviço de portaria remota inclui a realização de ações como: 

  • Controle de entrada e saída de pessoas; 
  • Controle de entrada e saída de veículos; 
  • Controle de entrada e saída de mercadorias; 
  • Utilização de dispositivos eletrônicos para identificação e registro de moradores e visitantes; 
  • Atendimento remoto e prestado por pessoas para atender e controlar o acesso de visitantes e a entrega e retirada de produtos.  

Como escolher uma dentre as empresas de portaria remota 

Escolher uma boa empresa para prestar o serviço de portaria remota é essencial, uma vez que não se trata apenas da contratação de um serviço, mas da formação de uma parceria duradoura e altamente benéfica a todos se realizada por profissionais habilitados e competentes. 

Por isso, o mais recomendado é se atentar a determinados critérios que devem nortear essa escolha, alguns deles são: 

  • PLANEJAMENTO 

Um planejamento adequado é o primeiro passo para contratar a empresa certa que prestará o serviço, pois é comum que haja necessidade de realizar alterações no edifício, como a instalação dos equipamentos de identificação e leitores de tags e biometria. 

Além disso, caso haja mudança da portaria presencial para remota, é preciso orientar os moradores e funcionários com antecedência a fim de prepará-los para esse novo sistema, por isso é importante contar com uma empresa que forneça todas as informações necessárias; 

  • ROTINAS DE MANUTENÇÃO  

Como todo e qualquer aparelho eletrônico, seu uso recorrente pode resultar na ocorrência de falhas e desgastes, por isso, é necessário observar se a empresa contratada garante em contrato a manutenção preventiva dos equipamentos.  

Dessa forma, não é preciso se preocupar com a periodicidade das manutenções, pois a empresa escolhida será responsável por sua efetivação, envio de técnicos e substituição de peças defeituosas e com mau funcionamento; 

  • SUPORTE NA OCORRÊNCIA DE FALHAS 

As falhas podem ocorrer tanto em relação aos dispositivos, como a quebra de um leitor, ou oriunda de erros humanos, como um morador que danifica ou perde sua tag de identificação. Em quaisquer casos, a empresa contratada deve prestar todo suporte necessário. 

Por isso, é importante verificar no contrato como esses e outros tipos de suporte serão prestados e em quanto tempo as ações serão realizadas de forma a tranquilizar os moradores. Ademais, a central de atendimento da empresa deve estar sempre à disposição;  

  • TEMPO DE RESPOSTA 

Falhas como um portão danificado, quedas de energia ou falta de conexão com a internet devem ser solucionadas rapidamente, por isso, é importante contratar uma empresa que estabeleça em contrato o tempo de resposta e chegada ao condomínio caso elas ocorram; 

  • TREINAMENTOS 

Síndicos e zeladores devem ser constantemente treinados para saber como contatar e usufruir dos serviços prestados por esse sistema, afinal, é preciso que eles tenham familiaridade com esse tipo de sistema de controle e segurança para saber como lidar com esse sistema.   

Por isso, é importante que a empresa contratada se responsabilize não apenas por fornecer o serviço, como também os treinamentos e reciclagens de forma periódica.  

Benefícios oferecidos pela portaria remota 

A alta taxa de adesão aos serviços da portaria remota e o crescente interesse despertado não são obra do acaso, afinal, os benefícios obtidos por meio de sua contratação são diversos. Por isso, separamos três que mais influem na decisão de migrar para a portaria inteligente: 

1. Redução de custos 

Sabe-se que o gasto com contratação de profissionais é um dos que mais pesam no valor do condomínio, por isso optar pela portaria inteligente ou remota é uma ótima opção para reduzi-los, pois será preciso apenas arcar com uma taxa mensal paga à prestadora de serviço;  

2. Aumento da segurança 

Não são poucos os casos de porteiros que dormem em serviço ou ficam ausentes por alguns momentos por motivos diversos, como ajudar um morador, acarretando menos segurança. Com a portaria inteligente falhas como essa não ocorrem;  

3. Flexibilidade 

Apresentamos alguns possíveis sistemas utilizados para acessar o condomínio a pé ou de carro, como tags e biometria, porém há muitos outros, como via bluetooth, leitura de placa ou aplicativo, por isso é fácil optar pelo sistema mais adequado a cada condomínio e projeto.   

 4. Relação custo e benefício 

A migração das portarias presenciais para o modelo remoto demanda algum investimento e esforços, afinal, é preciso tornar os moradores familiarizados com ele e realizar determinadas alterações no condomínio para que seu funcionamento seja possível. 

Porém, em médio prazo, trata-se de um serviço muito benéfico que alia tecnologia, bom atendimento e prontidão da empresa contratada para reduzir os custos do condomínio e propiciar maior segurança a todos os seus moradores e frequentadores. 

Folk Portaria Remota é a parceira ideal para quem necessita implementar a moderna e eficiente portaria inteligente no condomínio, pois conta com profissionais altamente capacitados e treinados para prestar atendimento, sanar dúvidas e propor soluções sob medida. 

empresa busca entender as necessidades dos clientes e as coloca sempre em primeiro lugar, por isso oferece serviços diferenciados como monitoramento de cercas elétricas e barreiras, manutenção global dos equipamentos e atendimento 24 horas 

Por isso, a cada ano a empresa se consolida como a melhor opção em Curitiba e região atende diversas cidades no entorno da capital paranaense com mensalidades a preços justos e serviços que se destacam por sua alta qualidade e eficiência.  

Quer saber mais sobre portaria remota?

Confira mais no blog da Folk Portaria Remota:

Comments are closed.