a importância do controle de câmeras no estacionamento do condomínio

A Importância do Controle de Câmeras no Estacionamento do Condomínio

O estacionamento do condomínio é um dos locais onde há mais preocupações quanto à segurança. Por isso, é importante dedicar atenção a este aspecto da gestão condominial. Quer saber mais sobre este tema?

Veja neste artigo que preparamos sobre o assunto a importância do controle de câmeras nesse local!

Os desafios da segurança do condomínio

A segurança nos limites de um condomínio é uma das principais preocupações, tanto de moradores quanto do síndico. E por se tratar de um tipo de propriedade que mescla ambientes privados e comuns, há um alto grau de complexidade na gestão desse tema.

Isso porque embora seja possível afirmar que todos os condôminos preocupam-se com a sua segurança, de seus familiares e de seu patrimônio, os custos envolvidos em um projeto para proteção das áreas comuns geralmente causam grandes debates.

No entanto, é muito importante notar que há determinados ambientes comuns em condomínios de todos os portes que não podem ter a segurança negligenciada. E um dos mais notáveis é justamente o estacionamento do condomínio.

A importância da segurança no estacionamento do condomínio

O estacionamento do condomínio é uma área que oferece uma ampla gama de riscos para os condôminos caso não seja bem monitorada. E isto se expressa tanto em nível pessoal quanto patrimonial.

Além dos riscos que envolvem danos aos veículos oriundos de acidentes, até aqueles que representam tentativas de intrusão e de roubo de pertences deixados no interior, há também as próprias tentativas de roubo de automóvel e até mesmo sequestro e assalto de pessoas.

a importância do monitoramento na garagem condominial

Nesse quesito, cabe destacar o quanto a população em geral se coloca em situações de risco por uma falsa sensação de segurança encontrada quando se está no interior de um veículo, especialmente se este estiver localizado em um estacionamento.

O descuido e a tranquilidade nessa ocasião abrem as portas para oportunistas cometerem assaltos, roubarem veículos e até mesmo penetrarem em área privada.

Este fenômeno é muito comum nos momentos de entrada e saída dos moradores dos limites do estacionamento do condomínio.

No entanto, coloca em grande risco não apenas o patrimônio de todos os moradores, mas também suas vidas e a dos funcionários da propriedade. Por estes motivos, implementar sistemas de segurança nesse setor é fundamental.

Cabe ao síndico frisar a importância de investir na proteção dessa área, detalhando os grandes riscos associados a ela.

Desta forma, é possível orientar os moradores quanto à priorização de diferentes aspectos do projeto de segurança do condomínio, aumentando a eficiência na resolução destes problemas.

O uso de câmeras em estacionamentos de condomínios

Um dos mais eficazes métodos, com o melhor custo-benefício, para aumentar a segurança em estacionamentos condominiais é a implementação de sistemas de câmeras. Eles têm um importante papel na inibição de ocorrências e contribui para a solução de eventuais incidentes.

Quando se opta pela instalação das câmeras, o investimento permite evitar que pessoas mal intencionadas cometam crimes ou atos de má fé no local, uma vez que elas sabem que podem ser identificadas. E por meio dos avanços nas tecnologias de segurança eletrônica, tal identificação tornou-se ainda mais eficiente.

Os sistemas de câmeras para estacionamentos já são compostos por equipamentos de alta resolução e providos de dispositivos de captação de imagens por infravermelho, permitindo visualização noturna. Assim, é fácil identificar rostos e placas de automóveis.

Vale destacar que para aumento da eficiência do sistema e do custo-benefício no investimento, optar por soluções monitoradas para controle em tempo integral é uma excelente opção.

Isto ocorre porque em muitos casos o mero registro em vídeo de uma ocorrência não soluciona os prejuízos. Caso não se consiga encontrar a pessoa envolvida no acontecimento, o registro não promove grandes benefícios.

Por isso, um sistema controlado remotamente garante mais segurança. Por meio do constante monitoramento, é possível visualizar eventuais incidentes em tempo real. Assim, há tempo para que se acione a polícia ou a administração do condomínio.

Controle de câmeras no estacionamento com Portaria Remota

O controle das câmeras constitui-se como um importante requisito na segurança condominial, principalmente no estacionamento. O controle evita ainda a circulação de pessoas não autorizadas e o dano aos bens materiais dos condôminos.

Neste cenário, a Portaria Remota apresenta-se como uma excelente solução para o condomínio, através de porteiros profissionais que atuam remotamente, validando toda a movimentação do condomínio 24 horas por dia, e entrando em contato com síndicos e moradores, sempre que for necessário.

Assim, a portaria remota oferece muitos benefícios significativos para o condomínio. Por esta razão, é recomendado para condomínios tanto horizontais quanto verticais, de todos os portes. E especialmente nos casos em que o acesso aos limites do estacionamento do condomínio seja facilitado.

A facilidade na entrada ocorre quando há concessão de acesso ao local para visitantes e nas edificações em que a estrutura física favoreça a entrada de estranhos. Nestas situações, contar com o controle das câmeras garante muito mais tranquilidade e segurança para todos.

Vale notar que, para que se possam obter todos esses benefícios, é imprescindível dispor do apoio de uma empresa especializada neste segmento.

O fornecedor da solução de monitoramento e câmeras para o condomínio deve contar com profissionais qualificados. Isso propicia a criação de um projeto de vídeo-segurança personalizado e desenvolvido sob medida para as necessidades do condomínio.

Ele deve considerar todos os detalhes da estrutura física, circulação, presença de pontos cegos, entre outros.

A empresa também deve trabalhar com equipamentos modernos e de boa qualidade. Esse fator é crucial para a obtenção de boas imagens e para a implantação de sistemas com métodos de acesso facilitado, via tablet e celular.

Essas tecnologias garantem a possibilidade de visualização das câmeras em tempo integral, necessitando apenas de uma conexão em banda larga com a rede local de internet. Para desfrutar de um sistema assim, os profissionais devem ser aptos a fazer a configuração de modo adequado.

Todos estes fatores contribuem para que o investimento seja bastante rentável e para que os condôminos se sintam seguros e confortáveis; além disso, a administração do condomínio é valorizada, pois está auxiliando na resolução de problemas entre moradores e com o síndico.

Por isso, é de grande relevância para os administradores buscarem por uma solução como essa, que tem por objetivo trazer segurança eficiente ao local, acompanhada por profissionais com grande expertise no segmento.

Gostou deste conteúdo e que saber mais sobre como aprimorar o controle de acesso e a segurança no seu condomínio? Entre em contato conosco e descubra as vantagens da portaria remota!

SAIBA MAIS SOBRE PORTARIA REMOTA

Comments are closed.